Blog & Notícias

Aqui você encontra novidades e informações sobre saúde, dicas de beleza, promoções e muito mais

Boa Vista agora conta com Farmácia Popular

Boa Vista agora conta com Farmácia Popular

O município de Boa Vista, região metropolitana de Campina Grande, conta agora com o programa Farmácia Popular do Governo Federal. É através desse programa que os pacientes que fazem uso de medicamentos para ASMA, DIABETES, HIPERTENSÃO e ANTICONCEPCIONAIS recebe GRATUITAMENTE o medicamento, além de dar descontos de até 90% em mais de 1.000 outros medicamentos.

A Farmácia Bom Jesus, de propriedade de Arionaldo Albuquerque (Naldinho), é a única parceira em Boa Vista do programa Aqui tem Farmácia Popular. Procure a Farmácia e se informe como receber seu medicamento de graça ou com desconto.

O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de “Aqui tem Farmácia Popular”.

Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde, a ignorância a respeito dos maléficos que a poluição causa à saúde tem sido o principal obstáculo para ações que possam reverter o problema. Em 2006, a OMS literalmente desafiou todo planeta a melhorar a qualidade do ar com o lançamento de um relatório de diretrizes. O documento trazia a sugestão de intervenções simples – como um melhor aproveitamento de fogões domésticos e sistemas de aquecimento – o que produzirem ganhos significativos para a saúde a um custo mínimo.

Em 2006, o Farmácia Popular foi estendido para a rede privada de farmácias e drogarias a partir de parceria entre o governo federal e os estabelecimentos privados por meio da um “sistema de co-pagamento” – a maior parte do valor do medicamento é financiada pelo Ministério da Saúde e, o restante, pago pelo cidadão.

Desde 2006, esse sistema de co-pagamento permitiu a oferta de aproximadamente 3,35 bilhões de medicamentos por meio do Aqui Tem Farmácia Popular, o que representa uma economia estimada de R$ 1 bilhão de reais no orçamento dos usuários. O programa, desde que foi criado, contabiliza cerca de 48 milhões de atendimentos.

O Programa Farmácia Popular do Brasil é um programa coordenado pelo Ministério da Saúde e visa disponibilizar medicamentos à população para doenças e agravos de maior prevalência e impacto social.
Trata-se de uma oferta de medicamentos complementar à política de assistência farmacêutica do Sistema Único DE Saúde (SUS), cujos recursos financeiros não colidem com os recursos aplicados sistematicamente pelo Ministério da Saúde no financiamento da assistência farmacêutica básica. Os recursos para aquisição de medicamentos da assistência farmacêutica básica são transferidos mensalmente para o seu município nos termos da Portaria 4.217/2010.

Como funciona

Para ter acesso gratuito aos medicamentos, basta que o usuário apresente o CPF, um documento com foto e a receita médica válida (validade de 120 dias) em qualquer um dos 15.069 estabelecimentos credenciados da rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular.