Blog & Notícias

Aqui você encontra novidades e informações sobre saúde, dicas de beleza, promoções e muito mais

Conheça os benefícios que a linhaça traz para sua saúde

Conheça os benefícios que a linhaça traz para sua saúde

A linhaça é um alimento supercompleto e anda fazendo o maior sucesso entre os que estão preocupados com a saúde e a beleza. Sua semente é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além do composto lignana.

A lignana é um composto imitador do hormônio feminino e traz um efeito benéfico às mulheres, pois suas moléculas são importantes na prevenção do câncer de mama e cólon. Em mulheres que estão na menopausa tem sido uma reposição natural do hormônio feminino. Esse composto é formado no intestino após a ingestão da linhaça — explica a nutricionista Vanessa Silveira.

Ainda possui na sua composição vitaminas B1, B2, C, E, ferro, zinco, potássio, fósforo, cálcio, caroteno e magnésio.

A semente é uma das seis plantas atualmente reconhecidas pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (US National Câncer Institute – NCI) por possuir propriedades específicas no combate ao câncer e além de ser considerada antiaterogênica, ou seja, tem o poder de diminuir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), devido a presença das fibras solúveis — completa Vanessa.

A linhaça ajuda também a reduzir o ritmo de envelhecimento, controla as condições físicas e mentais e aumenta a defesa orgânica. Os ácidos graxos são gorduras poliinsaturadas que garantem o bom funcionamento do organismo. Sua ingestão serve para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol, o que faz dele um importante aliado no combate a alergias e no processo inflamatório.

Vemos no mercado dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. A linhaça marrom vem do Mediterrâneo, adaptada ao solo brasileiro. A dourada, geralmente é importada do Canadá, por necessitar de clima frio.

Em relação à diferença de nutrientes não existe, é um mito, só pelo fato de uma ser importada. As duas possuem propriedades nutricionais iguais e excelentes. Elas podem ser encontradas em empórios de produtos naturais e até mesmo em supermercados.

Devemos ficar atentos à quantidade e como deve ser consumida a linhaça, para que a semente seja melhor aproveitada:
Deve-se consumir a linhaça triturada, ou seja, na forma de farinha, para que suas propriedades sejam melhores utilizadas pelo organismo, já que a casca da linhaça é dura e o organismo não consegue romper com nenhuma enzima — completa Vanessa.

O consumo recomendado diário é de quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça por dia, para ter os efeitos benéficos no organismo.

Fica a dica de consumo com frutas, sorvetes, iogurtes, vitaminas. Colocar nas massas de bolos, tortas, sobre saladas, colocar nos empanados assados, sobre salmão, atum. Serve também de espessante de geleias, doces e mingaus.

A farinha de linhaça é o alimento mais rico em Ômega 3 presente na natureza.

A Farmácia Bom Jesus dispõe de uma série de produtos naturais, entre eles a farinha de linhaça. Dê uma passadinha na Farmácia Bom Jesus, ainda hoje, e comece a cuidar mais da sua saúde e de quem você ama!

Produtos disponíveis na Farmácia Bom Jesus, com desconto especial